terça-feira, 29 de abril de 2008

Cinema - curiosidades

Qual o país que mais faz filmes no mundo?

Adivinhe qual é a maior indústria cinematográfica do mundo? Aposto que você pensou nos Estados Unidos por causa de Hollywood, não é ? Pois saiba que você está totalmente enganado... Na verdade, a maior indústria cinematográfica do mundo pertence à Índia!


E os números são impressionantes: ela produz uma média de 700 filmes todos os anos! Só para se ter uma idéia, Hollywood produz de 300 a 400 filmes por ano. E, com tanto filme assim, é lógico que a mão-de-obra tem que ser muito maior, né? Pois bem, 2 milhões de pessoas trabalham nessa indústria, que atrai 70 milhões de espectadores por semana!


Mas, apesar de fazer Hollywood comer poeira, a indústria indiana ganhou um nome parecido: Bollywood!


Quem se dá bem nessa história toda é o governo indiano que fica com 60% da verba dos filmes graças aos impostos cobrados...


Mas o que importa de verdade é que os indianos sabem fazer bons filmes para o mundo inteiro prestigiar!


-----------------------------------------------


Ação!


Você sabe o nome daquele objeto utilizado pelo auxiliar de diretores de cinema (ou televisão) na hora em que eles dizem: "luz, câmera, ação!"?


Para quem respondeu claquete, parabéns! Mas você sabe qual é a utilidade delas? As claquetes são usadas para dar uma forcinha na hora de ajustar o som e a imagem. É que, geralmente, a imagem é filmada em uma fita e o som em outra, entendeu?

--------------------------------------------


Filmes que se cansaram de ganhar Oscars...

Você sabe quais foram os dois filmes que mais faturaram Oscars? Pois lá vão eles:

- Ben Hur, em 1960: essa superprodução chegou a gravar 280 horas para chegar à duração final de 211 minutos! Acabou levando para casa o Oscar de melhor filme, melhor diretor (William Wyler), melhor ator (Charlton Heston), melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith), melhor fotografia, efeitos especiais, entre outros.


- O outro é o velho conhecido Titanic, de 1998: faturou grandes prêmios como o de melhor direção (James Cameron), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino, melhor montagem, melhor trilha sonora original para drama, melhor som, melhores efeitos visuais, melhores efeitos sonoros e melhor canção original, para a melosa música My heart will go on, da cantora Celine Dion.

------------------------------------------

Ainda no naufrágio


E por falar em Titanic, o filme é um grande recordista nas telonas: tirando os documentários de curta duração, é a história que mais vezes ganhou versões cinematográficas desde 1915!
Seriam 25 no total de longas metragem (filmes bem compridos, geralmente com mais de uma hora de duração), se as empresas de navegação britânicas não tivessem impedido o diretor Alfred Hitchcock de filmar o seu "Titanic" em 1939. Que chatas, não?

-------------------------------------------------------


Filme perfumado



Uma comédia dessas em que todo mundo leva torta na cara, um romance super açucarado, um bom faroeste...não importa o film que você vai assistir, cinema tem sempre o mesmo cheiro: de pipoca quentinha, certo? Errado!


Existe um filme chamado Perfume de Mistério, que foi feito em 1959 , em que ninguém prestou atenção no cheirinho da pipoca. Sabe por quê? Porque o próprio filme era perfumado! É isso aí, durante a exibição o projecionista acionava uma máquina de ar comprimido que exalava um monte de tipos de cheiros.


E não era qualquer cheiro, não. Eles tinham tudo a ver com o enredo do filme e até serviam como pistas para os espectadores descobrirem os mistérios da história.

-----------------------------------------------

Barulhinhos cinematográficos

Preste atenção aos filmes de bangue-bangue: você acha que aquele barulhão de cavalos galopando foi feito realmente por cavalos? Que nada! O que você vê são cavalos, mas o que você ouve...é o "galope" de dois côcos sendo batidos um contra o outro!


Esse é um dos milhares de truques da sonoplastia, uma técnica superimportante para o cinema. Ela foi criada porque, por incrível que pareça, muitas vezes um som de verdade não soa tão real quanto um de mentira! O som de um bando de pássaros voando, no cinema, é substituído...pelo som de luvas de couro sendo agitadas!


E, quando você ouve um rangido de pneus em um filme, quem está "rangendo" na verdade é...uma bolsa de água quente sendo esfregada contra um pedaço de plástico!

Em "Psicose", um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos, dirigido por Alfred Hitchcok, uma pobre fruta acabou levando a pior por causa da sonoplastia: na cena mais importante, em que a protagonista é esfaqueada, o barulho das facadas foi feito...em uma melancia!


----------------------------------------------


Um jeito engraçado de andar


Quando a gente assiste a um filme muito antigo na TV, não dá a impressão de que as pessoas se mexem de um jeito engraçado, rapidinho e meio atrapalhado? Será que é porque antigamente a Terra girava mais rápido?


Claro que não! Acontece que, até a década de 1920, as câmeras de cinema captavam 16 imagens por segundo (isso mudou a partir de 1927, quando surgiu o incrível cinema falado!) E daí? Daí que, hoje em dia, as transmissões de televisâo acontecem em uma velocidade de 25 imagens por segundo. Então, já viu né? Um filme gravado antes de 1927e transmitido por uma TV atual acaba mesmo ficando acelerado...e engraçado!




Nenhum comentário: